Perfil fisiológico do controle da ansiedade em indivíduos com baixo rendimento escolar.

 

Maria Tereza Carneiro Pita

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RESUMO

 

         O objetivo deste trabalho é analisar a importância do monitoramento fisiológico do controle da ansiedade na avaliação do indivíduo com baixo rendimento escolar, para levantar o perfil fisiológico e enfatizar aspectos para serem contemplados na identificação precoce das alterações fisiológicas, prevenção e tratamento da ansiedade, visando melhorar a capacidade de aprendizado. Observar que estes dados podem ser captados por meio de sensores de equipamentos que monitoram o Sistema Nervoso. Assim, por meio da relação entre os aspectos alimentares, fisiológicos, emocionais e cognitivos podemos perceber a dependência, interação, sinergia e cooperação entre eles, para correta visão integrativa do indivíduo. 

 

Palavras-chave: fisiologia; nutrição; atividades cognitivas; ansiedade; comportamento; resposta eletrodérmica; biofeedback, neurofeedback e sistema nervoso.     

 

Perfil fisiológico do controle da ansiedade em indivíduos com baixo rendimento escolar
Perfil fisiológico do controle da ansied
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2016 18 de junho; 39 (1): 19-35. doi: 10.3233 / NRE-161335.

Significância da abordagem de Feuerstein na reabilitação neurocognitiva.

RESUMO:

 

A teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein afirma que indivíduos com comprometimento cerebral, por causa de origem congênita ou adquirida, podem substancialmente e estruturalmente melhorar seu funcionamento cognitivo, por uma intervenção sistemática baseada em um tipo de interação ("aprendizagem mediada"). Três sistemas de aplicação são baseados nele: uma avaliação dinâmica-interativa da capacidade de aprendizagem e processos de aprendizagem, o LPAD (Learning Propensity Assessment Device); um programa de intervenção cognitiva chamado "Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI ", que treina funções cognitivas, metacognitivas e executivas; e um programa, que é orientado no trabalho em contexto, Shaping Modifying Environments. Esses programas foram aplicados em grupos-alvo amplamente diferentes: de crianças e adultos jovens com dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento, com risco de fracasso escolar ou tendo falhado na escola, devido à desvantagem socioeconômica ou ao comprometimento neurológico congênito; jovens desfavorecidos e adultos em formação profissional, a pessoas idosas no início de um processo de demência. A experiência com a reabilitação cognitiva de crianças e adultos com danos cerebrais adquiridos tem sido relativamente recente, primeiro na Unidade de Lesão Cerebral do Instituto Feuerstein em Jerusalém, mais tarde em outros centros em diferentes partes do mundo; portanto, dados científicos são escassos.

OBJETIVOS:

 

O objetivo deste artigo é examinar como a abordagem de Feuerstein se encaixa nos objetivos e abordagens propostas de reabilitação cognitiva e explorar sua relevância para avaliação e intervenção em indivíduos com dano cerebral congênito ou adquirido.

 

RESULTADOS:

 

Melhoria cognitiva estrutural pode ser demonstrada em escores de mudança positiva na memória visuo-espacial, memória associativa e verbal, pensamento abstrato e tarefas de organização, até mais de 10 anos pós-TCE. Em alguns casos, um aumento no QI foi documentado. A melhoria no funcionamento da vida diária e a (re) aprendizagem de habilidades acadêmicas também foram vistas.

 

PALAVRAS-CHAVE:

Reabilitação cognitiva; A teoria de Feuerstein da modificabilidade cognitiva estrutural; dano cerebral adquirido; avaliação dinâmica; plasticidade ecológica; experiência de aprendizagem mediada

 

Link para pesquisa: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27341359

Efeitos do Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI no desenvolvimento psicoeducacional de adolescentes com baixo desempenho.
PMID:
 
521548
[Indexado para MEDLINE]

 

Link para pesquisa: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/521548

Modificabilidade cognitiva de crianças com deficiências de desenvolvimento: um estudo multicêntrico usando o Programa de Enriquecimento Instrumental Básico - PEI -B de Feuerstein.

Abstrato

O objetivo do estudo foi explorar a efetividade da intervenção cognitiva com o novo Programa  Enrquecimento Instrumental Básico (PEI-B), baseado na teoria da modificabilidade cognitiva estrutural de Feuerstein, que sustenta que o funcionamento cognitivo de uma criança pode ser significativamente modificado através da intervenção de aprendizagem mediada. O programa PEI-B destina-se a melhorar o funcionamento cognitivo de domínio geral em várias áreas (percepção sistemática, habilidades de autorregulação, vocabulário conceitual, planejamento, decodificação de emoções e relações sociais), bem como a transferência de princípios aprendidos para os domínios da vida diária. Os participantes eram crianças com DCD, CP, deficiência intelectual de origem genética, transtorno do espectro autista, TDAH ou outros transtornos de aprendizagem, com uma idade mental de 5-7 anos, do Canadá, Chile, Bélgica, Itália e Israel. As crianças dos grupos experimentais (N = 104) receberam de 27 a 90 horas do programa durante 30 a 45 semanas; os grupos de comparação (N = 72) receberam terapia ocupacional e sensório-motora geral. A análise dos escores de ganho pré-pós-teste demonstrou vantagem significativa (p <0,05) dos grupos experimentais em comparação com três subtestes do WISC-R ("Semelhanças", "Conclusão da Imagem", "Arranjo de Figuras") e Matrizes com Cor Raven. Tamanhos de efeito variaram de 0,3 a 0,52. Os resultados sugerem que é possível melhorar o funcionamento cognitivo de crianças com incapacidade de desenvolvimento. Nenhuma vantagem foi encontrada para crianças com etiologia específica. Maiores ganhos cognitivos foram demonstrados pelas crianças que receberam o programa em um contexto educacional em que todos os professores estavam comprometidos com os princípios da aprendizagem mediada.

PMID:
 
20056377
 
DOI:
 
10.1016 / j.ridd.2009.12.001
[Indexado para MEDLINE]

 

Link para pesquisa: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20056377

Estresse no Sistema Educacional como Fonte Potencial de Influências Epigenéticas no Desenvolvimento e Comportamento Infantil

RESUMO

         Apesar dos avanços atuais na relevância das pistas ambientais e dos mecanismos epigenéticos nos processos biológicos, incluindo o comportamento, pouca atenção tem sido dada ao potencial elo entre as influências epigenéticas e as ciências da educação. Por exemplo, o ambiente de aprendizagem e o estresse poderiam determinar a marcação epigenética, afetando o desenvolvimento do comportamento dos alunos? Isso poderia ter consequências nos resultados educacionais? Até agora, foi demonstrado que o estresse ambiental influencia os processos e comportamentos neurológicos tanto em humanos quanto em ratos. Através de mecanismos epigenéticos, filhos de indivíduos estressados desenvolvem comportamento alterado sem qualquer exposição a experiências traumatizantes. O DNA metilado e os RNAs não-codificantes regulam os processos neurológicos, como a plasticidade sináptica e o desenvolvimento do córtex cerebral em crianças. O mau funcionamento desses processos está associado a vários distúrbios neurológicos, e essas descobertas abrem novos caminhos para o design de ambientes enriquecidos para educação e terapia. Neste artigo, discutimos os casos atuais de transtornos de estresse e comportamentais encontrados em jovens, e destacamos a importância de considerar processos epigenéticos que afetam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e de aprendizagem dentro do ambiente educacional e para o desenvolvimento de metodologias de ensino.

Palavras-chave: epigenética, estresse, aprendizagem, herança cultural, educação.
Estratégias intervencionistas para a modificação significativa do funcionamento cognitivo no adolescente em desvantagem.
Efeitos do Programa de Enriquecimento Instrumental.
PMID:
 
5044732
[Indexado para MEDLINE]

Link para pesquisa:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/5044732

Efeitos enriquecedores no desenvolvimento cognitivo de adultos: a capacidade funcional de adultos mais velhos pode ser preservada e aprimorada?

Abstrato

Neste trabalho, perguntamos se vários tipos de atividades intelectuais, físicas e sociais produzem efeitos cognitivos de enriquecimento, isto é, se melhoram o desempenho cognitivo em diferentes momentos da vida adulta, com ênfase particular na velhice. Começamos com um quadro teórico que enfatiza o potencial do comportamento para influenciar os níveis de funcionamento cognitivo. De acordo com essa estrutura, a presença inegável do declínio cognitivo relacionado à idade não invalida a visão de que o comportamento pode melhorar o funcionamento cognitivo. Em vez disso, o curso do envelhecimento normal molda uma zona de funcionamento possível, que reflete as dotações específicas da pessoa e as restrições relacionadas à idade. Os indivíduos influenciam se eles funcionam nos intervalos mais altos ou mais baixos desta zona, envolvendo-se ou abstendo-se de benefícios intelectuais, atividades físicas e sociais. Deste ponto de vista, o potencial de mudança positiva, ou plasticidade, é mantido na cognição adulta. É um argumento que é apoiado por novas pesquisas em neurociência mostrando plasticidade neural em vários aspectos do funcionamento do sistema nervoso central, neuroquímica e arquitetura. Essa visão do potencial humano contrasta com as concepções estáticas de cognição na velhice, segundo as quais o declínio das habilidades é fixo e os indivíduos não podem retardar seu curso. Além disso, qualquer compreensão da cognição como ocorre na vida cotidiana deve fazer uma distinção entre mecanismos cognitivos básicos e habilidades (como a capacidade da memória de trabalho) e o uso funcional da cognição para alcançar objetivos em situações específicas. Na prática, o conhecimento e a especialização são críticos para um funcionamento eficaz, e as evidências disponíveis sugerem que os adultos mais velhos efetivamente empregam conhecimento e expertise específicos e podem adquirir novos conhecimentos quando necessário. Concluímos que, no balanço, a evidência disponível favorece a hipótese de que manter um estilo de vida intelectualmente engajado e fisicamente ativo promove o envelhecimento cognitivo bem-sucedido. Primeiro, estudos de treinamento cognitivo demonstraram que adultos mais velhos podem melhorar o funcionamento cognitivo quando recebem treinamento intensivo em estratégias que promovem o pensamento e a lembrança. A literatura de treinamento inicial sugeria pouca transferência de função de habilidades especificamente treinadas para novas tarefas cognitivas; o aprendizado foi altamente específico para os processos cognitivos almejados pelo treinamento. Recentemente, no entanto, uma nova geração de estudos sugere que fornecer experiência estruturada em situações que exijam coordenação executiva de habilidades - como videogames complexos, paradigmas de troca de tarefas e tarefas divididas de atenção - treine o controle estratégico sobre a cognição que mostra a transferência para diferentes ambientes de tarefas. Estes estudos sugerem que existe um considerável potencial de reserva na cognição de adultos mais velhos que pode ser melhorado através de treinamento. Em segundo lugar, um número considerável de estudos indica que a manutenção de um estilo de vida que é intelectualmente estimulante prediz melhor manutenção de habilidades cognitivas e está associada a um risco reduzido de desenvolver a doença de Alzheimer no final da vida. Nossa revisão foca na evidência longitudinal de uma conexão entre um estilo de vida ativo e uma melhor cognição, porque tal evidência admite menos explicações rivais de efeitos observados (ou falta de efeitos) do que evidências transversais. A evidência longitudinal mostra consistentemente que envolver-se em atividades intelectualmente estimulantes está associado a um melhor funcionamento cognitivo em momentos posteriores do tempo. Outros estudos mostram que o envolvimento social significativo também é preditivo de uma melhor manutenção do funcionamento cognitivo na velhice. Essas descobertas longitudinais também estão abertas a importantes explicações rivais, mas, no geral, as evidências disponíveis sugerem que as atividades podem adiar o declínio, atenuar o declínio ou proporcionar benefício protético em face do declínio cognitivo normativo, ao mesmo tempo indicando que cognitivo tardio mudanças podem resultar na redução de atividades. Dada a complexidade das relações recíprocas dinâmicas entre atividades estimulantes e função cognitiva na velhice, pesquisas adicionais serão necessárias para abordar até que ponto os efeitos observados validam uma influência causal de um estilo de vida intelectualmente engajado na cognição. No entanto, a hipótese de que um estilo de vida ativo que requer esforço cognitivo traz benefícios a longo prazo para a cognição de adultos mais velhos é, no mínimo, consistente com os dados disponíveis. Além disso, novas pesquisas de intervenção que envolvem intervenções multimodais focadas em ações direcionadas a metas que exijam cognição (como a leitura para crianças) e interação social ajudarão a determinar se um estilo de vida ativo melhora a função cognitiva. Terceiro, há uma literatura paralela que sugere que a atividade física e o exercício aeróbico em particular, melhora a função cognitiva dos adultos mais velhos. Ao contrário da literatura sobre um estilo de vida ativo, já existe um conjunto impressionante de trabalhos com populações de humanos e animais mostrando que as intervenções de exercícios têm benefícios substanciais para a função cognitiva, particularmente para aspectos de inteligência fluida e função executiva. Pesquisas recentes em neurociência sobre este tópico indicam que o exercício tem efeitos substanciais na morfologia e função do cérebro, representando um substrato cerebral plausível para os efeitos observados do exercício aeróbico e outras atividades sobre a cognição. Nossa revisão identifica várias áreas em que pesquisas adicionais são necessárias para abordar questões críticas. Por exemplo, há evidências epidemiológicas consideráveis de que o estresse e o sofrimento psicológico crônico estão associados negativamente a mudanças na cognição. Em contraste, Sabe-se menos sobre como atributos positivos, como a autoeficácia, um senso de controle e um senso de significado na vida, podem contribuir para a preservação da função cognitiva na velhice. Sabe-se que certas características da personalidade, como a conscienciosidade, preveem a adesão a um regime de exercícios, mas não sabemos se esses atributos também são relevantes para prever a manutenção da função cognitiva ou compensação efetiva para o declínio cognitivo quando ocorre. Da mesma forma, mais informações são necessárias sobre os fatores que estimulam a manutenção de um estilo de vida ativo na velhice face ao risco elevado de declínio fisiológico, desgaste mecânico do corpo e incidência de doenças com conseqüências incapacitantes, e se os esforços para manter um estilo de vida ativo está associado ao envelhecimento bem-sucedido, tanto em termos de função cognitiva e bem-estar psicológico e emocional. Também discutimos brevemente algumas questões interessantes para a sociedade e políticas públicas em relação aos efeitos de enriquecimento cognitivo. Por exemplo, os esforços para melhorar a função cognitiva devem ser incluídos como parte de um modelo geral de prevenção para melhorar a saúde e a vitalidade na velhice? Também comentamos sobre a recente tendência das intervenções de marketing empresarial reivindicadas para construir o poder do cérebro e prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade, e a conveniência de evidências de pesquisas diretas para apoiar alegações de eficácia para produtos específicos. Os esforços para melhorar a função cognitiva devem ser incluídos como parte de um modelo geral de prevenção para melhorar a saúde e a vitalidade na velhice? Também comentamos sobre a recente tendência das intervenções de marketing empresarial reivindicadas para construir o poder do cérebro e prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade, e a conveniência de evidências de pesquisas diretas para apoiar alegações de eficácia para produtos específicos. Os esforços para melhorar a função cognitiva devem ser incluídos como parte de um modelo geral de prevenção para melhorar a saúde e a vitalidade na velhice? Também comentamos sobre a recente tendência das intervenções de marketing empresarial reivindicadas para construir o poder do cérebro e prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade, e a conveniência de evidências de pesquisas diretas para apoiar alegações de eficácia para produtos específicos.

Em breve, mais pesquisas científicas neste espaço!

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Atenciosamente,  equipe CDIB 


Várias apresentações em 2018.

  Em 2018 foram feitas apresentações em SP e Brasília. Os assuntos abordados variaram entre a neurofisiologia da aprendizagem, sua inter-relação com a performance cognitiva humana, e novíssimas tecnologias para ganhos, manutenção e aprimoramento da saúde física e mental.           Foram demonstradas atuações em crianças, adolescentes e adultos,  utilizando técnicas como a Análise computadorizada do Sistema Nervoso Autônomo, Biofeedback, Indução de Ondas do Cérebro, Neuro Otimização e variadas ferramentas neuropsicopedagógicas      inclusive o PEI - um programa para desenvolvimento da Inteligência.                                
      Abrem-se portanto, grandes alternativa para a educação,  neuropsicopedagogia e saúde com a associação de tecnologias que permitem quantificar, estimular e avaliar a evolução do indivíduo no processo de aprendizagem e saúde.                                        

Tecnologia REAC

Moderna tecnologia de neuromodulação foi o motivo da palestra do Dr. Paulo Roberto Fochesato – Médico  – realizada no dia 25 de outubro de 2017 no anfiteatro da Farmacotécnica no Setor Hospitalar Sul de Brasília.

Abordou o tratamento de quadros degenerativos, distúrbios do equilíbrio, dor crônica e diversas sequelas de lesões, com a utilização desta terapia que é motivo de inúmeros estudos científicos publicados nas maiores revistas médicas internacionais, como a Nature e a Scientific Report.

Salientou a ação rejuvenescedora celular do método, uma vez que facilita a produção e a diferenciação de células-tronco e a produção da Telomerase – enzima associada à longevidade celular.

Tendo se especializado no método na Itália em fevereiro de 2015, local onde foi idealizada esta tecnologia, esteve recentemente de volta à Itália em outubro de 2016, onde foram abordadas novas indicações deste tratamento, especialmente nos aspectos epigenéticos de pacientes com Transtorno do Espectro Autista e da Síndrome de Down e outras patologias correlatas.

Doença de PARKINSON , ALZHEIMER e outras patologias deverão ser motivo de nova palestra proferida pelo Dr. Paulo, ainda com data a ser definida.

Atende em Brasília no CDIB – Centro de Desenvolvimento da Inteligência e Biofeedback, onde aplica as sessões de neuromodulação.

Os contatos podem ser feitos por meio dos telefones (WhatsApp):

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(51) 99744.8746.