Psicopedagogia Atual

 

A psicopedagogia atual busca o entendimento dos fenômenos que envolvem o ser humano e procura compreender as inter e intra-relações dinâmicas e alternantes que ocorrem no processo ensino-desenvolvimento-aprendizagem humana. Ela se direciona para uma visão holística do homem.

 

Considerando a íntima relação entre a psicologia e a pedagogia, entende-se a importância da contribuição recíproca entre estas duas áreas para o desenvolvimento de concepções e metodologias que venham a beneficiar a aprendizagem e privilegiar o desenvolvimento e aprimoramento de práticas que construam uma visão do educando como ser total, concreto, ativo, atuante, influente, crítico e autônomo.

 

É importante considerar que na busca pela interpretação do homem integral, a psicopedagogia tem procurado ampliar seus conhecimentos, tomando cada vez mais uma forma abrangente e dialética.

 

Acreditar na forte influência que o meio pode exercer sobre o ser humano e na crença no potencial da interação social é fundamental para a construção da aprendizagem dentro ou fora dos centros educacionais. Para tanto, a concepção de homem, desenvolvimento e aprendizagem, influenciam diretamente a construção do ser pensante, inclusive em sua formação pessoal e integridade física.

 

A psicopedagogia acredita na educação, em qualquer época da vida, seja ela fundamental ou profissional, sempre transmitindo valores e ética, respeitando as diferenças humanas em sua amplitude complexa e dinâmica.

 

É função do psicopedagogo clínico e institucional levar às famílias, às escolas e às empresas, este olhar abrangente, tentando contagiá-las e animá-las para uma visão atual e completa do ser humano, seu desenvolvimento e aprendizagem, assim como, do mundo atual, suas novas características e necessidades mundiais.

 

Este é o caminho procurado pela psicopedagogia, na tentativa de entender a pessoa sem separar, nem desconectar os vários aspectos que ela possui, garantindo a coerência, a unidade e as aparentes contradições.

 

É nesta complexidade histórico-social, multidisciplinar e holística que pretendemos trabalhar, privilegiando a metodologia desenvolvida por Dr. Reuven Feuerstein, intitulada PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental, a Psicomotricidade e o Biofeedback que vem facilitando a descoberta, pelos clientes, de estados emocionais mais favoráveis ao aprendizado, assim como, ao relacionamento interpessoal. 

 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=feuerstein+Instrumental+Enrichment

www.icelp.info

 

 

Tereza Pita - Doctoralia.com.br

Várias apresentações em 2018.

  Em 2018 foram feitas apresentações em SP e Brasília. Os assuntos abordados variaram entre a neurofisiologia da aprendizagem, sua inter-relação com a performance cognitiva humana, e novíssimas tecnologias para ganhos, manutenção e aprimoramento da saúde física e mental.           Foram demonstradas atuações em crianças, adolescentes e adultos,  utilizando técnicas como a Análise computadorizada do Sistema Nervoso Autônomo, Biofeedback, Indução de Ondas do Cérebro, Neuro Otimização e variadas ferramentas neuropsicopedagógicas      inclusive o PEI - um programa para desenvolvimento da Inteligência.                                
      Abrem-se portanto, grandes alternativa para a educação,  neuropsicopedagogia e saúde com a associação de tecnologias que permitem quantificar, estimular e avaliar a evolução do indivíduo no processo de aprendizagem e saúde.                                        

Tecnologia REAC

Moderna tecnologia de neuromodulação foi o motivo da palestra do Dr. Paulo Roberto Fochesato – Médico  – realizada no dia 25 de outubro de 2017 no anfiteatro da Farmacotécnica no Setor Hospitalar Sul de Brasília.

Abordou o tratamento de quadros degenerativos, distúrbios do equilíbrio, dor crônica e diversas sequelas de lesões, com a utilização desta terapia que é motivo de inúmeros estudos científicos publicados nas maiores revistas médicas internacionais, como a Nature e a Scientific Report.

Salientou a ação rejuvenescedora celular do método, uma vez que facilita a produção e a diferenciação de células-tronco e a produção da Telomerase – enzima associada à longevidade celular.

Tendo se especializado no método na Itália em fevereiro de 2015, local onde foi idealizada esta tecnologia, esteve recentemente de volta à Itália em outubro de 2016, onde foram abordadas novas indicações deste tratamento, especialmente nos aspectos epigenéticos de pacientes com Transtorno do Espectro Autista e da Síndrome de Down e outras patologias correlatas.

Doença de PARKINSON , ALZHEIMER e outras patologias deverão ser motivo de nova palestra proferida pelo Dr. Paulo, ainda com data a ser definida.

Atende em Brasília no CDIB – Centro de Desenvolvimento da Inteligência e Biofeedback, onde aplica as sessões de neuromodulação.

Os contatos podem ser feitos por meio dos telefones (WhatsApp):

(61) 98403.9567 e

(51) 99744.8746.

 

Tereza Pita - Doctoralia.com.br